Dicas para deixar seu arroz e feijão ainda mais gostosos!

Não podemos dizer que o mais simples é o mais fácil de se fazer. Um exemplo é o arroz soltinho. Cada pessoa tem o seu ritual, sua técnica ou jeito diferente de fazer o arroz. Na verdade, existe – sim – um processo prático para deixá-lo com cara de arroz de novela. Deixo cinco truques infalíveis para deixá-lo bem gostoso. Experimentem e comprovem.

ARROZ

Conheça os tipos de arroz mais usados no mundo

1.Escolha a marca e tipo certo de arroz

Existe uma grande variedade de arroz branco, porém cada marca tem uma diferença na quantidade de amido e no tamanho dos grãos. Escolha os de grãos longos, como o arroz parboilizado que além de longo é polido. Quando sofre esse processo, o arroz tende a ficar menos papa do que o tradicional. Vale a pena testar.

2.Adicione gordura

Vocês precisam acreditar que existem receitas que devem conter gordura para um melhor resultado. O arroz soltinho pede gordura na hora de refogar. Adicione uma colher de sopa de manteiga ou azeite no final do cozimento, quando estiver quase secando a água, ficará mais brilhante e saboroso também.

3. Tampe a panela no início e retire a tampa no final do cozimento

Isso é um detalhe que fará muita diferença também, quando tampamos a panela do arroz é apenas para acelerar o processo de cozimento. Assim que começar a secar a água, destampe a panela e abaixe bem o fogo. Desta forma, ele ficará com os grãos cozidos e inteiros.

4. Colocar água quente para cozinhar o arroz

Outro detalhe bem importante é colocar sempre a água quente para cozinhá-lo. Quanto mais tempo o arroz ficar na água, mais úmido ele fica e vai amolecer demais, soltando mais amido.

5. Mexa o arroz antes de secar por completo

Este truque é fundamental para deixá-lo soltinho. Quando o arroz estiver quase seco, dê uma mexida com um garfo de um lado para o outro da panela, fazendo isso o arroz vai se soltar. Desligue o fogo, adicione uma colher de sopa de manteiga ou azeite e deixe terminar de secar sozinho, com o fogo desligado. Vai se surpreender com o resultado.

Arroz com shitake e frango a milanesa

Companheiro perfeito para o arroz, o feijão, além de irresistível é fonte importante de proteínas, fibras, ferro e outros nutrientes. Mas, apesar de ser um dos alimentos preferidos dos brasileiros, há muitas dúvidas sobre sua preparação. É preciso deixá-lo de molho ou não? Temperá-lo antes ou depois de pronto? Como engrossar o caldo? Agora vamos esclarecer estas e outras dúvidas!

FEIJÃO

tipos-feijao-27036

1-É necessário deixar o feijão de molho?

Sim. Quando você deixa o feijão de molho, além de cozinhá-lo em menos tempo, evita que quem consumi-lo se sinta incomodado com a maior formação de gases depois da refeição. Isso porque, o feijão contém oligossacarídeos, que nosso organismo não consegue digerir, e, no intestino, é fermentado por bactérias, causando flatulência. Para evitar o problema, o ideal é lavar os grãos e deixá-los de molho durante a noite, para cozinhá-los com outra água no dia seguinte. Esse procedimento ajuda a eliminar os oligossacarídeos.

2- Em quanto tempo o feijão cozinha?

Na panela de pressão, o feijão fica pronto em aproximadamente 20 minutos, depois de ela começar a apitar. Já na panela comum, leva cerca de uma hora. E não deixe que o feijão cozinhe demais. Observe: os grãos devem permanecer inteiros, porém macios.

3- Qual a quantidade certa de água?

Se você tiver deixado o feijão de molho, junte 4 xícaras (chá) de água para 2 xícaras (chá) de feijão. O cálculo pelo “olhômetro” também vale: coloque 5 dedos de água acima do nível dos grãos. Se precisar acrescentar mais durante o cozimento, complete sempre com água fervente.

4- Como fazer para engrossar o caldo?

O que torna o caldo grosso é a redução (processo no qual a água do feijão vai evaporando durante o cozimento). Assim, depois de temperado, deixe o feijão apurando em fogo lento. Um jeito mais rápido de fazer isso é, depois do cozimento, retirar uma concha e amassar os grãos. Então, devolva à panela e cozinhe por mais 15 minutos, sem tampar.

5- Como e quando temperar?

O ideal é temperar o feijão depois de cozido, mas ainda firme. Faça assim: em uma panela, aqueça um pouco de óleo e refogue bastante cebola e alho picadinhos. Depois, acrescente o feijão e parte da água do cozimento, e deixe apurar. Por fim, acrescente o sal – mas cuidado com a quantidade, pois, quando consumido em excesso, este ingrediente não faz bem à saúde. Se você gosta de usar outros temperos, como os caseiros, em pó ou caldos, opte ou pelo tempero ou pelo sal.

6- Qual o truque para deixá-lo mais saboroso?

Frite cubinhos de bacon até que fiquem crocantes e escorra-os em papel toalha. Distribua-os sobre o feijão antes de levá-lo à mesa. Ou, então, em uma panela, refogue fatias de paio em sua própria gordura, junte cebola e alho picados e mexa até dourar. Em seguida, acrescente o feijão cozido.

7- Posso congelar?

Sim. Cozinhe o feijão da maneira habitual, mas sem deixar os grãos amolecerem muito. Deixe esfriar, embale e leve ao freezer, sem tempero, mesmo. Deixe para temperá-lo quando for aquecê-lo para o consumo. Desta forma, ele pode ser congelado por até três meses.

feijão com abóbora

http://br.mulher.yahoo.com/blogs/penacozinha/cinco-dicas-para-fazer-um-arroz-soltinho-210643592.html

http://www.sadia.com.br/dicas/4_dia+a+dia+na+cozinha/132_dia+a+dia+na+cozinha/234_feijao+e+tudo+de+bom

Tags:

Categorias gastronomia

Inscrever-se

Subscribe to our RSS feed and social profiles to receive updates.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Mind....

Let It Be

Diário de Bordo

By: Aninha Carvalho | diariodaaninhacarvalho.com

VIVIMETALIUN

luar o dia vira noite e a lua reflte no mar essa é a atração da noite esse lindo luar pois ela não é mais bonito do que você conte a lua o sol as estrelas e o mar posso até voar mas meu amor nunca acabara

Don Charisma

because anything is possible with Charisma

A Special Thanks who visited me!!! ขอบคุณ - 谢谢 - 감사 - 感謝

Laís Schulz

Fotografia

ARTE & CULTURA | MODA & DESIGN

Rose Abreu | São Paulo/Brazil

Girl being geek.

Um passeio pelo mundo de uma garota nerd.

sunclockusa

The greatest WordPress.com site in all the land!

Blog do André Hottër

Moda, música, humor, filmes, glamour, estilo e atitude.

Espelho, espelho meu, existe ser mais interessante do que eu? O Blog da mulher REAL.

Jessica Barbosa

Tudo sobre o universo feminino em um só lugar

Blog do Washington Dourado

blogdowd@gmail.com

PAULO CORRETOR DE IMÓVEIS

" junto com você na realização do seu sonho."

Artscool

Cantinho das Artes!

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.481 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: