Dicas para deixar seu arroz e feijão ainda mais gostosos!

Não podemos dizer que o mais simples é o mais fácil de se fazer. Um exemplo é o arroz soltinho. Cada pessoa tem o seu ritual, sua técnica ou jeito diferente de fazer o arroz. Na verdade, existe – sim – um processo prático para deixá-lo com cara de arroz de novela. Deixo cinco truques infalíveis para deixá-lo bem gostoso. Experimentem e comprovem.

ARROZ

Conheça os tipos de arroz mais usados no mundo

1.Escolha a marca e tipo certo de arroz

Existe uma grande variedade de arroz branco, porém cada marca tem uma diferença na quantidade de amido e no tamanho dos grãos. Escolha os de grãos longos, como o arroz parboilizado que além de longo é polido. Quando sofre esse processo, o arroz tende a ficar menos papa do que o tradicional. Vale a pena testar.

2.Adicione gordura

Vocês precisam acreditar que existem receitas que devem conter gordura para um melhor resultado. O arroz soltinho pede gordura na hora de refogar. Adicione uma colher de sopa de manteiga ou azeite no final do cozimento, quando estiver quase secando a água, ficará mais brilhante e saboroso também.

3. Tampe a panela no início e retire a tampa no final do cozimento

Isso é um detalhe que fará muita diferença também, quando tampamos a panela do arroz é apenas para acelerar o processo de cozimento. Assim que começar a secar a água, destampe a panela e abaixe bem o fogo. Desta forma, ele ficará com os grãos cozidos e inteiros.

4. Colocar água quente para cozinhar o arroz

Outro detalhe bem importante é colocar sempre a água quente para cozinhá-lo. Quanto mais tempo o arroz ficar na água, mais úmido ele fica e vai amolecer demais, soltando mais amido.

5. Mexa o arroz antes de secar por completo

Este truque é fundamental para deixá-lo soltinho. Quando o arroz estiver quase seco, dê uma mexida com um garfo de um lado para o outro da panela, fazendo isso o arroz vai se soltar. Desligue o fogo, adicione uma colher de sopa de manteiga ou azeite e deixe terminar de secar sozinho, com o fogo desligado. Vai se surpreender com o resultado.

Arroz com shitake e frango a milanesa

Companheiro perfeito para o arroz, o feijão, além de irresistível é fonte importante de proteínas, fibras, ferro e outros nutrientes. Mas, apesar de ser um dos alimentos preferidos dos brasileiros, há muitas dúvidas sobre sua preparação. É preciso deixá-lo de molho ou não? Temperá-lo antes ou depois de pronto? Como engrossar o caldo? Agora vamos esclarecer estas e outras dúvidas!

FEIJÃO

tipos-feijao-27036

1-É necessário deixar o feijão de molho?

Sim. Quando você deixa o feijão de molho, além de cozinhá-lo em menos tempo, evita que quem consumi-lo se sinta incomodado com a maior formação de gases depois da refeição. Isso porque, o feijão contém oligossacarídeos, que nosso organismo não consegue digerir, e, no intestino, é fermentado por bactérias, causando flatulência. Para evitar o problema, o ideal é lavar os grãos e deixá-los de molho durante a noite, para cozinhá-los com outra água no dia seguinte. Esse procedimento ajuda a eliminar os oligossacarídeos.

2- Em quanto tempo o feijão cozinha?

Na panela de pressão, o feijão fica pronto em aproximadamente 20 minutos, depois de ela começar a apitar. Já na panela comum, leva cerca de uma hora. E não deixe que o feijão cozinhe demais. Observe: os grãos devem permanecer inteiros, porém macios.

3- Qual a quantidade certa de água?

Se você tiver deixado o feijão de molho, junte 4 xícaras (chá) de água para 2 xícaras (chá) de feijão. O cálculo pelo “olhômetro” também vale: coloque 5 dedos de água acima do nível dos grãos. Se precisar acrescentar mais durante o cozimento, complete sempre com água fervente.

4- Como fazer para engrossar o caldo?

O que torna o caldo grosso é a redução (processo no qual a água do feijão vai evaporando durante o cozimento). Assim, depois de temperado, deixe o feijão apurando em fogo lento. Um jeito mais rápido de fazer isso é, depois do cozimento, retirar uma concha e amassar os grãos. Então, devolva à panela e cozinhe por mais 15 minutos, sem tampar.

5- Como e quando temperar?

O ideal é temperar o feijão depois de cozido, mas ainda firme. Faça assim: em uma panela, aqueça um pouco de óleo e refogue bastante cebola e alho picadinhos. Depois, acrescente o feijão e parte da água do cozimento, e deixe apurar. Por fim, acrescente o sal – mas cuidado com a quantidade, pois, quando consumido em excesso, este ingrediente não faz bem à saúde. Se você gosta de usar outros temperos, como os caseiros, em pó ou caldos, opte ou pelo tempero ou pelo sal.

6- Qual o truque para deixá-lo mais saboroso?

Frite cubinhos de bacon até que fiquem crocantes e escorra-os em papel toalha. Distribua-os sobre o feijão antes de levá-lo à mesa. Ou, então, em uma panela, refogue fatias de paio em sua própria gordura, junte cebola e alho picados e mexa até dourar. Em seguida, acrescente o feijão cozido.

7- Posso congelar?

Sim. Cozinhe o feijão da maneira habitual, mas sem deixar os grãos amolecerem muito. Deixe esfriar, embale e leve ao freezer, sem tempero, mesmo. Deixe para temperá-lo quando for aquecê-lo para o consumo. Desta forma, ele pode ser congelado por até três meses.

feijão com abóbora

http://br.mulher.yahoo.com/blogs/penacozinha/cinco-dicas-para-fazer-um-arroz-soltinho-210643592.html

http://www.sadia.com.br/dicas/4_dia+a+dia+na+cozinha/132_dia+a+dia+na+cozinha/234_feijao+e+tudo+de+bom

Tags:

Categorias gastronomia

Inscrever-se

Subscribe to our RSS feed and social profiles to receive updates.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Decoração Infantil

Mobiliário | Iluminação | Texteis e Tapetes | Acessórios | Ideias e Projectos

BLOG DO AMARILDO . CHARGE CARICATURA

Trabalhos publicados diariamente no . . J O R N A L . A . G A Z E T A - E S

Virado à Nani

Site de culinária caseira, mas com muito bom gosto!

Mind....

Let It Be

Diário de Bordo

By: Aninha Carvalho | diariodaaninhacarvalho.com

VIVIMETALIUN

luar o dia vira noite e a lua reflte no mar essa é a atração da noite esse lindo luar pois ela não é mais bonito do que você conte a lua o sol as estrelas e o mar posso até voar mas meu amor nunca acabara

Don Charisma

because anything is possible with Charisma

A Special Thanks who visited me!!! ขอบคุณ - 谢谢 - 감사 - 感謝

Laís Schulz

Fotografia

ARTE & CULTURA | MODA & DESIGN

Rose Abreu | São Paulo/Brazil

sunclockusa

The greatest WordPress.com site in all the land!

Blog do André Hottër

Moda, música, humor, filmes, glamour, estilo e atitude.

Espelho, espelho meu, existe ser mais interessante do que eu? O Blog da mulher REAL.

Blog do Washington Dourado

blogdowd@gmail.com

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.566 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: